quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Equipe - 2

Isabel Alarcão
                              

                                                                Biografia de Isabel Alarcão

Isabel Alarcão, nascida em 09 de março de 1940, em Coimbra, licenciou-se em filologia Germânica pela Faculdade de Letras na Universidade de Coimbra. Exerceu a docência no ensino secundário durante sete anos tendo sido também orientadora de estágios. Esta experiência despertou-a para a relevância da formação de professores, temática que aprofundou no Mestrado em Curriculum and Instruction que realizou na Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos da América, em 1974-75. Doutorada em educação.
Trabalho Profissional

Avançou o conceito de 'tríptico didático' (1997) para designar a tripla dimensão ou a multidimensionalidade da Didática: a Didática Investigativa, a Didática Curricular e a Didática Profissional. a primeira diz respeito ao trabalho do investigador nesta disciplina; a segunda refere-se à formação curricular, inicial e/ou contínua, em Didática dos fomadores e futuros formadores; finalmente, a terceira, refere-se às práticas dos professores no terreno escolar.

Publicações

Alarcão, I. (1994), “A didáctica curricular na formação de professores” in A. Estrela e J. Ferreira.
(Org.),Desenvolvimento Curricular e Didáctica das Disciplinas – Actas do IV Colóquio Nacional da Secção Portuguesa da Association Internationale de Recherche en Sciences de l’Éducation. Lisboa: AFIRSE/AIPELF.
Alarcão,  I. (2001), “Novas tendências nos paradigmas de investigação em educação”, in I.
Alarcão,  (Org.), Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora.
Alarcão,  I. et al. (2004). “Percursos de consolidação da Didáctica de Línguas em Portugal”, in
A. Ferreira (Ed.), Investigar em Educação, Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. SPCE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário