Equipe 5 - Autor: José Carlos Libâneo

Componentes:  Andrea Garcia, Cleyde Barbosa, Edjane Rabelo, Sulzete Coutinho




Nasceu  no ano de 1945 em Angatuba no Estado de São Paulo. Desde as séries iniciais estudou  no Seminário Diocesano de Sorocaba (SP).
No ano de 1966 formou-se em Filosofia  na PUC de São Paulo, depois  recebeu o título de mestre  em Filosofia da Educação (1984) e História da Educação  (1990).
1967-Doutor por seis anos do Ginásio Estadual Pluricurricular Experimental;
1973- Fundou o centro de treinamento  e Formação de professores;
1975- Lecionou na Universidade  Federal de Goiás na faculdade de educação;
1976-1980- Foi afastado da UFG por ter direitos políticos cassados pelo regime militar;
1980- Recebeu beneficio da Anistia e retornou como professor na UFG;
1996- Aposentou-se  e desde 1997  leciona na Universidade Católica  de Goiás e é vice –coordenador  do mestrado em educação.  


Suas principais obras:

        ·         Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade - 2005
      ·         Educação escolar: políticas, estrutura e organização - 2005
·         Didática: velhos e novos temas - 2003.
·         Adeus professor, adeus professora - 2002.
·         Organização e gestão da escola - 2002.
·         Didática - 2001
·  Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente - 2001
·         Pedagogia e pedagogos, para quê?, 2001
·         Organização e gestão da escola - Teoria e prática - 2000
·         Organização e gestão da escola - 2000
·         Democratização da escola pública - A Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos - 1985
·         Aceleração escolar- Estudos sobre educação de Adolescentes e Adultos - 1976.


                                                                  
Conhecendo algumas das suas obras.

                                      
                  
              






QUAIS AS CONCEPÇÕES DE LIBÂNEO SOBRE  EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM? 


Começamos a falar sobre o assunto fazendo essa pergunta a vocês, leitores do blog. O que é que vocês pensam quando ouvem essas palavras: Educação, Ensino e aprendizagem? Qual a primeira imagem que vem na mente de vocês?Uma escola com crianças em sala de aula, ou correndo pelo corredor na hora do recreio, professores aplicados que respondem tudo o que o aluno pergunta livros coloridos que prendem a atenção de cada educando? Mas será que a Educação se resume apenas a isso? Segundo Libâneo no seu Livro Pedagogia e pedagogos, para que? Ele demonstra a fundamental importância do ato de ensinar na formação humana, o autor aborda a prática educativa em sociedade, a diferença entre a educação, instrução e ensino; a educação escolar, pedagogia e didática, e a didática e sua importância na formação dos professores. O quanto os educadores são parte importante do processo educativo, sendo essencial para a formação dos educando e para os padrões de sociedade que buscamos. Libâneo fala da educação como fenômeno social universal determinando o caráter existencial e essencial da mesma. Estuda os tipos de educação, a não intencional, refere-se a influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Já a intencional refere-se àquelas que têm objetivos e intenções definidos. Diz que a educação pode ser também, formal ou não formal, dependendo sempre dos objetivos. A educação não formal é aquela realizada fora dos sistemas educacionais convencionais, e a educação formal é a que acontece nas escolas, agências de instrução e educação ou outras. O autor relata o papel social da educação e como seus conteúdos objetivos são determinados pelas sociedades, política e ideologia predominantes. Fala desta relação importante da educação com os processos formadores da sociedade "desde o início da historia da humanidade, os indivíduos e grupos travavam relações recíprocas diante da necessidade de trabalharem conjuntamente para garantir sua sobrevivência" (Libâneo, 1994, p.19).O autor considera estas influencias como fatores fundamentais das desigualdades entre os homens, sendo um traço fundamental desta sociedade. Coloca as ideologias como valores apresentados pela minoria dominante, politizando a prática educativa e demonstrando o seu envolvimento com o social, afirma que escola é o campo específico de atuação política do professor, politizando ainda mais o ambiente escolar.




CONCEPÇÕES DO AUTOR SOBRE ESCOLA
   

 A escola deve preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade, adaptando as necessidades do aluno ao meio social, por isso ela deve imitar a vida.  Segundo Libâneo (1994), o processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos, ou seja, o professor dirige o estudo das matérias e assim, os alunos atingem progressivamente o desenvolvimento de suas capacidades mentais.    Valorizava o uso de um conhecimento que possibilitasse a liberdade intelectual e política para as que as pessoas dessem real significado à informação, julgando-a criticamente e tomando decisões mais livres e acertadas, ele propõe quatro pilares básicos para a escola de hoje, que juntos formam uma unidade, dependes um da realização dos outros       Prepara os alunos para o processo produtivo e para a vida na sociedade atual, investindo na formação geral, isto é, no domínio de instrumentos básicos conhecimentos, conceitos, habilidades, valores, atitudes que propiciem uma visão de conjunto das coisas, capacidade de tomar decisões, de fazer análises globalizantes de interpretar informações, de trabalhar em equipes interdisciplinares etc.     Formar  para a cidadania crítica e participativa, onde escolas criem espaços de participação dos alunos dentro e fora da sala de aula de forma organizada onde estes possam praticar democracia, iniciativa, liderança e responsabilidade.     Para Libâneo( 1996), os principais objetivos da educação básica são: preparação para o mundo do trabalho, formação para cidadania crítica, preparação para a participação social e formação ética.    A transformação da escola depende da transformação da sociedade, afirma Libâneo, e continua dizendo que a escola é o meio insubstituível de contribuição para as lutas democráticas.



CONCEPÇÕES DE LIBÂNEO SOBRE ENSINO



  •              
·         A prática de ensinar vai muito além de passar conteúdos aos alunos, ela entra na questão social, cultural e ética.
  
·         A interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca do ser como pessoa integral, visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas. 

·   Auxiliar os alunos nas competências do pensar autônomo, crítico e criativo, para que estes possam desenvolver a capacidade de aprender, de desenvolver os próprios meios de pensamento, de buscar informações. 

·       A educação ocorre a partir do momento em que se observa, entende, imita e se aprende; e este processo não ocorre somente dentro de uma sala de aula, onde existe um professor, formado para educar. 

·   O autor coloca que as práticas educativas é que verdadeiramente podem determinar as ações da escola e seu comprometimento social com a transformação. Afirma que a pedagogia investiga estas finalidades da educação na sociedade e a sua inserção na mesma, diz que a Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia para poder estudar melhor os modos e condições de realizarmos o ensino e instrução. 

·   A escolarização é o processo principal para oferecer a um povo sua real possibilidade de ser livre e buscar nesta mesma medida participar das lutas democráticas, o autor endente democracia como um conjunto de conquistas de condições sociais, políticas e culturais, pela maioria da população para participar da condução de decisões políticas e sociais. Libâneo, (1994, 35).

·         Podemos definir, conforme o autor, o processo de ensino como uma seqüência de atividades do professor e dos alunos tendo em vista a assimilação de conhecimentos e habilidades.

·        O autor propõe que entendamos o processo de ensino como visando alcançar resultados tendo com ponto de partida o nível de conhecimentos dos alunos e determinando algumas características como: o ensino é um processo, por isto obedece a uma direção, este processo visa alcançar determinados resultados como domínio de conhecimentos, hábitos, habilidades, atitudes, convicções e desenvolvimento das capacidades cognoscitivas, dando ao ensino este caráter bilateral, combinando as atividades do professor com as do aluno.








CONCEPÇÕES DE LIBÂNEO SOBRE APRENDIZAGEM

        É através do ensino interdisciplinar, dentro do aspecto histórico-crítico, que os professores possibilitarão aos seus alunos uma aprendizagem eficaz na compreensão da realidade em sua complexidade.

         Criar  uma relação recíproca entre a atividade do professor (ensino) e a atividade de estudo dos alunos (aprendizagem). Criar esta unidade entre o ensino-aprendizagem é o papel fundamental dos processos de ensino na escola, pois as relações entre alunos, professores e matérias são dinâmicas.

          A aprendizagem pode ocorrer de duas formas: casual, quando for espontânea ou organizada quando for aprender um conhecimento específico.

        Defini-se a aprendizagem escolar como um processo de assimilação de determinados conhecimentos e modos de ação física e mental. Isto significa que podemos aprender conhecimentos sistematizados, hábitos, atitudes e valores.

O livro coloca a aprendizagem escolar como uma atividade planejada, intencional e dirigida, não sendo em hipótese alguma casual ou espontânea. Com isto, pode pensar que o conhecimento se baseia em dados da realidade.

        O livro mostra a importância de garantir a unidade didática entre ensino e aprendizagem e propõe que analisemos cada parte deste processo separadamente.





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para que? / José Carlos Libâneo. – 12. ed.- São Paulo : Cortez, 2010.

pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogo

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