Componentes: Andrea Garcia, Cleyde Barbosa, Edjane Rabelo, Sulzete Coutinho
Nasceu no ano de 1945 em Angatuba no Estado de São Paulo. Desde
as séries iniciais estudou no Seminário Diocesano de Sorocaba (SP).
No ano de
1966 formou-se em Filosofia na PUC de São Paulo, depois recebeu o
título de mestre em Filosofia da Educação (1984) e História
da Educação (1990).
1967-Doutor
por seis anos do Ginásio Estadual Pluricurricular Experimental;
1973-
Fundou o centro de treinamento e Formação de professores;
1975-
Lecionou na Universidade Federal de Goiás na faculdade de educação;
1976-1980-
Foi afastado da UFG por ter direitos políticos cassados pelo regime militar;
1980-
Recebeu beneficio da Anistia e retornou como professor na UFG;
1996-
Aposentou-se e desde 1997 leciona na Universidade Católica de
Goiás e é vice –coordenador do mestrado em educação.
Conhecendo algumas das suas obras.
Suas principais obras:
· Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade - 2005
· Educação escolar: políticas, estrutura e organização - 2005
· Didática: velhos e novos temas - 2003.
· Adeus professor, adeus professora - 2002.
· Organização e gestão da escola - 2002.
· Didática - 2001
· Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente - 2001
· Pedagogia e pedagogos, para quê?, 2001
· Organização e gestão da escola - Teoria e prática - 2000
· Organização e gestão da escola - 2000
· Democratização da escola pública - A Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos - 1985
· Aceleração escolar- Estudos sobre educação de Adolescentes e Adultos - 1976.
Conhecendo algumas das suas obras.
QUAIS AS CONCEPÇÕES DE LIBÂNEO SOBRE EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM?
Começamos
a falar sobre o assunto fazendo essa pergunta a vocês, leitores do blog. O que
é que vocês pensam quando ouvem essas palavras: Educação, Ensino e
aprendizagem? Qual a primeira imagem que vem na mente de vocês?Uma escola com
crianças em sala de aula, ou correndo pelo corredor na hora do recreio,
professores aplicados que respondem tudo o que o aluno pergunta livros
coloridos que prendem a atenção de cada educando? Mas será que a Educação se
resume apenas a isso? Segundo Libâneo no seu Livro Pedagogia e pedagogos, para
que? Ele demonstra a fundamental importância do ato de ensinar na formação
humana, o autor aborda a prática educativa em sociedade, a diferença entre a
educação, instrução e ensino; a educação escolar, pedagogia e didática, e a
didática e sua importância na formação dos professores. O quanto os
educadores são parte importante do processo educativo, sendo essencial para a
formação dos educando e para os padrões de sociedade que buscamos. Libâneo fala
da educação como fenômeno social universal determinando o caráter existencial e
essencial da mesma. Estuda os tipos de educação, a não intencional, refere-se a
influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Já a
intencional refere-se àquelas que têm objetivos e intenções definidos. Diz que
a educação pode ser também, formal ou não formal, dependendo sempre dos
objetivos. A educação não formal é aquela realizada fora dos sistemas
educacionais convencionais, e a educação formal é a que acontece nas escolas,
agências de instrução e educação ou outras. O autor relata o papel social da
educação e como seus conteúdos objetivos são determinados pelas sociedades,
política e ideologia predominantes. Fala desta relação importante da educação
com os processos formadores da sociedade "desde o início da historia da
humanidade, os indivíduos e grupos travavam relações recíprocas diante da
necessidade de trabalharem conjuntamente para garantir sua sobrevivência"
(Libâneo, 1994, p.19).O autor considera estas influencias como fatores
fundamentais das desigualdades entre os homens, sendo um traço fundamental
desta sociedade. Coloca as ideologias como valores apresentados pela minoria
dominante, politizando a prática educativa e demonstrando o seu envolvimento
com o social, afirma que escola é o campo específico de atuação política do
professor, politizando ainda mais o ambiente escolar.
A escola deve preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade, adaptando as necessidades do aluno ao meio social, por isso ela deve imitar a vida. Segundo Libâneo (1994), o processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos, ou seja, o professor dirige o estudo das matérias e assim, os alunos atingem progressivamente o desenvolvimento de suas capacidades mentais. Valorizava o uso de um conhecimento que possibilitasse a liberdade intelectual e política para as que as pessoas dessem real significado à informação, julgando-a criticamente e tomando decisões mais livres e acertadas, ele propõe quatro pilares básicos para a escola de hoje, que juntos formam uma unidade, dependes um da realização dos outros Prepara os alunos para o processo produtivo e para a vida na sociedade atual, investindo na formação geral, isto é, no domínio de instrumentos básicos conhecimentos, conceitos, habilidades, valores, atitudes que propiciem uma visão de conjunto das coisas, capacidade de tomar decisões, de fazer análises globalizantes de interpretar informações, de trabalhar em equipes interdisciplinares etc. Formar para a cidadania crítica e participativa, onde escolas criem espaços de participação dos alunos dentro e fora da sala de aula de forma organizada onde estes possam praticar democracia, iniciativa, liderança e responsabilidade. Para Libâneo( 1996), os principais objetivos da educação básica são: preparação para o mundo do trabalho, formação para cidadania crítica, preparação para a participação social e formação ética. A transformação da escola depende da transformação da sociedade, afirma Libâneo, e continua dizendo que a escola é o meio insubstituível de contribuição para as lutas democráticas.
CONCEPÇÕES DO AUTOR SOBRE ESCOLA
A escola deve preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade, adaptando as necessidades do aluno ao meio social, por isso ela deve imitar a vida. Segundo Libâneo (1994), o processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos, ou seja, o professor dirige o estudo das matérias e assim, os alunos atingem progressivamente o desenvolvimento de suas capacidades mentais. Valorizava o uso de um conhecimento que possibilitasse a liberdade intelectual e política para as que as pessoas dessem real significado à informação, julgando-a criticamente e tomando decisões mais livres e acertadas, ele propõe quatro pilares básicos para a escola de hoje, que juntos formam uma unidade, dependes um da realização dos outros Prepara os alunos para o processo produtivo e para a vida na sociedade atual, investindo na formação geral, isto é, no domínio de instrumentos básicos conhecimentos, conceitos, habilidades, valores, atitudes que propiciem uma visão de conjunto das coisas, capacidade de tomar decisões, de fazer análises globalizantes de interpretar informações, de trabalhar em equipes interdisciplinares etc. Formar para a cidadania crítica e participativa, onde escolas criem espaços de participação dos alunos dentro e fora da sala de aula de forma organizada onde estes possam praticar democracia, iniciativa, liderança e responsabilidade. Para Libâneo( 1996), os principais objetivos da educação básica são: preparação para o mundo do trabalho, formação para cidadania crítica, preparação para a participação social e formação ética. A transformação da escola depende da transformação da sociedade, afirma Libâneo, e continua dizendo que a escola é o meio insubstituível de contribuição para as lutas democráticas.
CONCEPÇÕES DE LIBÂNEO
SOBRE ENSINO
·
A
prática de ensinar vai muito além de passar conteúdos aos alunos, ela entra na
questão social, cultural e ética.
·
A
interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do conhecimento, uma
mudança de atitude em busca do ser como pessoa integral, visa garantir a
construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das
disciplinas.
· Auxiliar os alunos nas
competências do pensar autônomo, crítico e criativo, para que estes possam
desenvolver a capacidade de aprender, de desenvolver os próprios meios de
pensamento, de buscar informações.
· A educação ocorre a partir do momento em
que se observa, entende, imita e se aprende; e este processo não ocorre somente
dentro de uma sala de aula, onde existe um professor, formado para educar.
· O autor
coloca que as práticas educativas é que verdadeiramente podem determinar as
ações da escola e seu comprometimento social com a transformação. Afirma que a
pedagogia investiga estas finalidades da educação na sociedade e a sua inserção
na mesma, diz que a Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia para
poder estudar melhor os modos e condições de realizarmos o ensino e instrução.
· A
escolarização é o processo principal para oferecer a um povo sua real
possibilidade de ser livre e buscar nesta mesma medida participar das lutas
democráticas, o autor endente democracia como um conjunto de conquistas de
condições sociais, políticas e culturais, pela maioria da população para
participar da condução de decisões políticas e sociais. Libâneo, (1994, 35).
·
Podemos
definir, conforme o autor, o processo de ensino como uma seqüência de
atividades do professor e dos alunos tendo em vista a assimilação de
conhecimentos e habilidades.
· O autor
propõe que entendamos o processo de ensino como visando alcançar resultados
tendo com ponto de partida o nível de conhecimentos dos alunos e determinando
algumas características como: o ensino é um processo, por isto obedece a uma
direção, este processo visa alcançar determinados resultados como domínio de
conhecimentos, hábitos, habilidades, atitudes, convicções e desenvolvimento das
capacidades cognoscitivas, dando ao ensino este caráter bilateral, combinando
as atividades do professor com as do aluno.
CONCEPÇÕES DE LIBÂNEO
SOBRE APRENDIZAGEM
É através
do ensino interdisciplinar, dentro do aspecto histórico-crítico, que os
professores possibilitarão aos seus alunos uma aprendizagem eficaz na
compreensão da realidade em sua complexidade.
Criar uma relação recíproca entre a atividade do
professor (ensino) e a atividade de estudo dos alunos (aprendizagem). Criar
esta unidade entre o ensino-aprendizagem é o papel fundamental dos processos de
ensino na escola, pois as relações entre alunos, professores e matérias são
dinâmicas.
A aprendizagem pode ocorrer de duas
formas: casual, quando for espontânea ou organizada quando for aprender um
conhecimento específico.
Defini-se
a aprendizagem escolar como um
processo de assimilação de determinados conhecimentos e modos de ação física e
mental. Isto significa que podemos aprender conhecimentos sistematizados,
hábitos, atitudes e valores.
O livro
coloca a aprendizagem escolar como uma atividade planejada, intencional e
dirigida, não sendo em hipótese alguma casual ou espontânea. Com isto, pode
pensar que o conhecimento se baseia em dados da realidade.
O livro
mostra a importância de garantir a
unidade didática entre ensino e aprendizagem e propõe que analisemos cada parte
deste processo separadamente.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
LIBÂNEO,
José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para que? / José Carlos Libâneo. –
12. ed.- São Paulo : Cortez, 2010.
pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogo
Nenhum comentário:
Postar um comentário